O que é Design de Interação?
Desenvolver produtos com uma boa usabilidade, fácil de aprender, entender. Permitir que o usuário entenda melhor a informação através de uma interface.
"Projetos de espaços para interação e comunicação humana" Winograd (1997)
Trabalho escolhido individualmente: Fourth Wall - Tommaso Bertagnin, Laura Panno e Elena Principato - IUAV
O trabalho feito por um grupo de alunos do curso de Design de Interação da Universidade de Veneza - Itália consiste, primeiramente, na análise do espaço, suas interações, sua utilização e sua dinâmica. Com base nisso os alunos projetaram um sistema que se baseia em gravar o movimento da área escolhida (Átrio de San Geovanni Evangelisa) durante o dia por meio de uma câmera e, junto a essa câmera, um kinect e um processador transformam esse movimento das pessoas em sombras que são projetadas durante anoite, com isso, o local, onde era normalmente vazio nesse horário, se torna extremamente utilizado, sendo fácil a distinção dos moradores da cidade que passam rapidamente e dos turistas que param e analisam a arquitetura do local.
Link: http://www.interaction-venice.net/iuav12-13lab2/projects/fourth-wall/
1º Trabalho escolhido coletivamente: Coletânea - Zimoun
Zimoun, artista suíço, trabalha com a arquitetura sonora utilizando os mais diversos materiais (muitos provenientes de processos industriais) com o objetivo de retratar o caos da modernidade de maneira minimalista, trabalhando com "estruturas vivas" e com o controle de suas decisões.
Nesse vídeo é apresentado uma coletânea de suas obras onde pode-se observar exatamente o que foi dito acima.
Link: https://youtu.be/CiXhFY-EFF0
2º Trabalho escolhido coletivamente: Diamond Curtain - Tim Prentice
Tim Prentice, artista americano, trabalha com as esculturas cinéticas. Nesse seu trabalho que analisamos, Prentice explora mais o movimento de suas obras do que seus materiais, com o objetivo de retratar e trabalhar com o ar e as formas que ele produz. Segundo ele, se seu trabalho conseguir refletir todas as características que o ar possui ( ser imprevisível, orgânico e caprichoso) o seu trabalho seria cumprido.
Pra isso o artista tenta ao máximo reduzir o atrito em suas obras para tornar o ar "visível" e assim entender sua mudança de forma.
Link: http://www.timprentice.com/diamond-curtain.html